terça-feira, 12 de outubro de 2010

As formas de obtenção de energia ao redor do mundo

Bom, sabemos que existem vários tipo de usinas de energia em todo o mundo. As mais utilizadas são: nuclear,hidrelétrica,eólica e solar
Iremos falar de um jeitinho bem simples sobre cada uma delas!

Usina nuclear

- O que é energia nuclear?
Energia nuclear é aquela obtida através de modificações realizadas no núcleo dos átomos.
- Onde é usada?
A energia nuclear é usada fundamentalmente para gerar eletricidade, também é aplicada na agricultura, na preservação dos alimentos, na medicina, na indústria aeronáutica e na indústria farmacêutica. A radioatividade tem muitos usos.
-Onde são encontradas?
Elementos radioativos não são encontrados só em rochas como o urânio, tório ou rádio. É possível detectar radioatividade também na superfície terrestre (consequente de raios cósmicos ou de radiação solar ultravioleta), em vegetais (batatas, por exemplo, contêm potássio-40) e nos animais (o carbono-14).
-Qual é sua finalidade?
A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica.
-Bom ou ruim???
Ruim, mas foi uma grande descoberta para o ser humano em 1942. A energia nuclear é tóxica e leva à morte!!

Alguns exemplos de intoxicação com energia nuclear são Chernobyl, que ficou registrado como maior e pior desastre nuclear; em Goiânia, em 13 de setembro de 1987. Para vocês entenderem com mais facilidade, abaixo estão postados 4 vídeos sobre um documentário exibido na tv globo, falando sobre o ocorrido em Goiânia, 20 anos após o acidente!

Um grande impasse que está acontecendo no Brasil, é a indecisão quanto a construção ou não de mais uma usina nuclear... Atualmente temos duas usinas nucleares no Brasil, as duas em Angra dos reis. Estão querendo construir a Angra III. Há pessoas contra e pessoas a favor dessa construção. E você? Depois de ter assistido ao documentário, acha que é correto a construção de mais uma industria nuclear no Brasil?? Vale ressaltar que a construção de uma usina nuclear é bem cara, e a indústria não pode ser destruída,por causa da radioatividade e do preço, que é ainda mais alto do que sua construção! Portanto, se a construção der errado, terão que isolar a industria com muros de chumbo!! Material perdido,espaço perdido,tempo perdido. E o lixo nuclear produzido?? Para onde mandar?? Para o espaço?? Para o fundo do mar, que nem no Japão??? (no Japão, indústrias nucleares isolaram o lixo nuclear em tambores gigantes de chumbo e jogaram no mar, mas com o passar dos anos o sal corrói o chumbo, imagine então o problema que teremos com a contaminação das água!!!) Temos a força da água no Brasil, um sol radiante,a força dos ventos, então porque não aproveitarmos isso para a construção de hidrelétricas, indústrias de energia solar, ou eólica? Todas essas são mais baratas e não causam acidentes!
A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis. (uma substância formada de compostos de carbono, usados para alimentar a combustão)
A energia nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global. Realmente podemos considerar isso uma vantagem, mas devemos pesar os prós e os contras dessa construção, e se o governo realmente construir essa terceira usina, que pelo menos cuide para que não existam acidentes!!
Vejam abaixo uma tabela que indica quantas usinas nucleares estão em funcionamento em cada país:






Angra I










Usina hidrelétrica

As usinas hidrelétricas, como o próprio nome diz, utilizam a água para produzir energia. As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo. A energia hidráulica é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, que por sua vez é convertida em energia elétrica por meio de um gerador, sendo a energia elétrica transmitida para uma ou mais linhas de transmissão que é interligada à rede de distribuição. No Brasil temos muitas usinas hidrelétricas.
-Reuniremos aqui algumas das desvantagens:
*provocam o efeito estufa
*gasta muita água, e estamos numa fase de economia de água
*pode causar alagamentos
*pode mudar o curso dos rios
*sua construção tem alto impacto ambiental, pois necessita de uma grande área, e para seu funcionamento, é necessário que essa área esteja alagada
-E suas vantagens:
*baixo custo da produção de energia
*não gera poluição
*o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias
*a água é um recurso renovável e não esgota
*é uma energia limpa, pois não usa química























Usina eólica

As usinas eólicas aproveitam a força da velocidade dos ventos para gerar eletricidade. São grandes hélices (como cataventos gigantes) instaladas em altas torres ou em locais altos. É necessário que haja vento, de preferência bem forte, o tempo todo. No dia em que não tiver vento não será possível a geração de energia elétrica.
veja essa imagem, que demonstra como é o funcionamento de uma usina eólica, como ela produz energia.



-Desvantagens:
*nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração

-Vantagens:
*é inesgotável
*não emite gases poluentes nem gera resíduos
*diminui a emissão de gases de efeito estufa
*é uma das fontes de energia mais baratas
















Usina solar

Como o próprio nome diz, essa usina produz energia elétrica com a luz solar. Sua configuração mais comum é de um conjunto de espelhos móveis espalhados por uma ampla área plana e desimpedida, que apontam todos para um mesmo ponto, situado no alto de uma torre. Neste ponto, canalizações de água são aquecidas pela incidência da luz solar refletida, produzindo vapor que move uma turbina a vapor e que aciona um gerador de energia elétrica. A usina solar é uma forma de obtenção de energia ecológica, pois capta a luz do Sol e a transforma em energia, sem causar danos ao meio ambiente. Existem planos teóricos de captar a energia do Sol diretamente do espaço e envia-la à Terra através de satélites solares, porém de alto custo e atualmente é economicamente inviável.

-Desvantagens:
*não produz energia à noite ou em dias muito nebulosos
*o armazenamento dessa energia não é muito fácil, pois se feito com baterias é ainda relativamente pouco eficiente e faz o uso de grande quantidade de baterias e estas possuem vida limitada e devem ser recicladas para evitar a contaminação do meio ambiente.
*os preços são elevados em comparação aos outros meios de energia, embora seu custo esteja diminuindo

-Vantagens:
*não causa danos ao meio ambiente
*não polui
*não necessitam de muita manutenção































Esperamos que vocês tenham aprendido bastante sobre nossos meios de obtenção de energia e tenham chegado a uma conclusão sobre o que é bom para o nosso país! Pensem por si mesmos, e não se deixem levar pela opinião alheia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário