terça-feira, 12 de outubro de 2010

O que fazer com o lixo?

O Brasil é um país tão bonito... Mas quando andamos pelas ruas, vemos a quantidade de lixo espalhado... E isso enfeia muito a cidade! Além de trazer problemas para o esgoto, já que quando chove, todo aquele lixo é empurrado para os esgotos da cidade, causando enchentes... E o pior, esse esgoto muitas vezes é desaguado em rios, em fontes de abastecimento de água! O que traz doenças para pessoas que não tem saneamento básico. Calcula-se que apenas metade do lixo que jogamos fora é coletado e tratado corretamente! Realmente há poucas lixeiras na rua, mas um motorista, por exemplo, ao invés de jogar o lixo no saquinho de dentro do carro, abre a janela e joga... É verdade que o governo deveria pôr mais lixeiras nas ruas, mas enquanto isso não acontece, façamos nossa parte... Quem mora em casa, ponha o lixo na rua apenas quando estiver próximo do lixeiro passar, afinal, pode cair uma chuva e carregar o lixo! Não custa nada carregar uma sacolinha dentro da bolsa ou do bolso para colocar um papel de bala, uma garrafa de água vazia, etc... Chegando em casa, ponha no lixo!



Observem que na foto ao lado, não há lixeira por perto, mas e nessa foto abaixo? As lixeiras existem, mas mesmo assim o lixo está na rua!!












Além de jogar o lixo na lixeira, outra coisa importante é a reciclagem... Não custa nada separarmos vidros, plásticos, papel e metal! Certos materiais demoram mais de 10 anos para se decompor! Vocês já repararam que nós somos os únicos animais que acabam com o ambiente onde vivemos?? Com a reciclagem, preservamos o meio ambiente, diminuímos a poluição do solo, da água e do ar, diminuímos até o custo dos produtos que foram fabricados a partir de materiais reciclados! Mas também podemos utilizar o lixo orgânico, que serve como adubo na agricultura...
Seguem abaixo os respectivos tempos de decomposição na natureza de materiais que poderiam estar sendo reciclados:
-Papel: de 3 a 6 meses
-Plástico: mais de 100 anos
-Metal: mais de 100 anos
-Vidro: 1 milhão de anos

Na natureza todas as plantas e animais mortos apodrecem e se decompõe. São destruídos por larvas minhocas, bactérias e fungos, e os elementos químicos que eles contém voltam à terra. Podem ficar no solo, nos mares ou rios e serão usados novamente por plantas e animais. É um processo natural de reutilização de matérias. É um interminável ciclo de morte, decomposição, nova vida e crescimento. A natureza é muito eficiente no tratamento do lixo. Na realidade, não há propriamente lixo, pois ele é novamente usado e se transforma em substâncias reaproveitáveis.
O tratamento do lixo doméstico no Brasil é realmente uma tragédia, 76% dos 70 milhões de quilos produzidos por dia, são lançados a céu aberto, 10% em lixões controlados, 9% para aterros sanitários e apenas 2% é reciclado. Mas nós podemos mudar esse quadro!



Além de jogarmos esses produtos em suas lixeiras específicas para que as indústrias os reciclem, podemos nós mesmos fazermos nosso trabalho... Garrafas pets são muitos usadas em trabalhos escolares, por exemplo. Muitas pessoas têm preconceito com produtos reciclados e dizem que são feios ou não têm boa qualidade, mas isso é uma grande besteira.



Parece que esses objetos foram feitos com material reciclado??







Vamos usar nossa criatividade para criar objetos com garrafas pets, por exemplo. Aqui seguem algumas ideias do que pode ser feito com garrafa pet:















































Caixas de leite, latas de refrigerante, papelão... Use sua criatividade! Decore sua casa com novos objetos feitos por você mesmo e colabore com o meio ambiente! Dê uma chance ao mundo!...


Faça sua parte! Separe seu lixo!! Se nós cidadãos mostrarmos nossa indignação e reivindicarmos a colocação de mais lixeiras para reciclagem, alcançaremos nosso objetivo! Vamos mostrar ao governo qual é nossa vontade, vamos mostrar a todos que esse mundo é nosso, e que nós cuidaremos dele! Ou você vai deixar que pessoas egoístas e ambiciosas acabem com o nosso mundo e levem junto sua vida??? Não fique em cima do muro! Escolha um lado e dê o seu primeiro passo!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário