segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Os principais problemas que estão afetando a humanidade...

*A concentração de gás carbônico: na atmosfera é um dos fatores que provoca o efeito estufa - o aquecimento global terrestre, e as mudanças climáticas. Mesmo com o Protocolo de Kyoto (um acordo entre os países visando a economia de gás carbônico),a situação continua na mesma devido à recusa dos EUA em assumir suas responsabilidades!!!



*A crescente escassez de água potável: com o crescimento da população,das indústrias e da agricultura, a água potável é distribuída desigualmente. Com dados feitos pela PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) estima-se que 40% da população mundial sofra de escassez de água, já desde a década de 90. Falta de acesso ao abastecimento seguro e ao saneamento básico tem resultado em centenas de milhões de casos de doenças, provocando mais de cinco milhões de mortes anualmente!!



*A degradação dos solos por erosão: o avanço contínuo da agricultura em grande escala e os desmatamentos, remoção da vegetação natural, uso de máquinas pesadas, monoculturas e sistemas de irrigação inadequados, contribuem para a escassez de terras e ameaçam a segurança alimentar da população mundial.



*A poluição dos rios, lagos, zonas costeiras e baías: tem causado degradação ambiental,pelo despejo crescente de resíduos e dejetos industriais. O lançamento de esgotos não tratados aumentou drasticamente nas últimas décadas,causando grandes consequências para a fauna(animais),flora(plantas)e nós, seres humanos!!!



*Desmatamentos contínuos: PNUMA estima uma perda total de florestas, uma média de 15.000km² anualmente,já alcançaando até áreas reflorestadas. O Brasil é um país rico em biodiversidade por causa da Amazônia(maior riqueza do Brasil)!!



Agora imagine se toda a Amazônia fosse dinheiro... será que nós iríamos deixar que ela desaparecesse?? O homem só enxerga uma vantagem na Amazônia: o lucro que suas árvores dá, desmatando para produzir papel e borracha... A riqueza de animais e plantas não conta... Dinheiro é mais importante que tudo não é mesmo? Enquanto milhares de países pagariam uma quantia imensa para ter nossa biodiversidade, nós a destruímos! Quantas espécies de animais e plantas foram extintas?? Como o homem pode ser tão ganancioso a ponto de achar que o dinheiro é mais importante que uma vida? Ou será que o homem realmente é tão pretensioso de achar que a única vida que importa é a dele, e a de animais e plantas não significa nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário