segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que estamos fazendo com a água do nosso planeta?

"Água que brota do solo,
Que chora! Implora inocente!
Quer saciar nossa sede!
Ainda tem pena da gente!

Nasce pura com suave textura…
Dos rios, dos lagos, dos mares…
Faz redemoinhos e segue solta!
Encrespa os mares e serve os lares.

Surge e segue além das fronteiras…
Se doa aos filhos dos filhos…
e serve os filhos da gente.
canta com as cachoeiras e encanta!

Água que cobre a superfície da terra,
desce cantarolando pela serra,
Com seus recursos abundantes,
Atiçando a mente dos estudantes.

Planeta que resiste às explosões,
e brota de um único fio de esperança,
que luta pela criança…
Sobrevive de emoções.

Água doce, salgada e sagrada!
Escolhida, bendita e bem acolhida.
Lava a nossa vida e a nossa alma.
Que seja sempre planeta água!"

Pois é... Todos sabemos da importância da água em nossa vida, mas mesmo assim a desperdiçamos e a poluímos! Vamos pegar um exemplo, o rio Tietê... Na Marginal ele é poluído, chega a cheirar mal... Mas e em sua nascente? Para quem não sabe, a nascente do rio Tietê fica em Salesópolis, e é tão cristalina que chega a não parecer o mesmo rio! Imaginem como seria ter um rio no qual pudéssemos nadar, andar de barco, ver peixes... Mas não, nada disso é possível! Graças ao egoísmo do homem... Mas nem tudo está perdido: se as pessoas parassem de usar o Tietê como depósito de lixo e o governo investisse na limpeza do rio, poderíamos ter novamente o Tietê de antigamente.




Tietê na Marginal... Isso parece um rio??











Sim, esse é o rio Tietê em Salesópolis... Não daria gosto de ter um rio assim em São Paulo?? Ele já foi assim um dia, por que não batalhar para tê-lo de novo?

___________________________________________________________________________________

O desperdício de água é uma outra questão importante... Às vezes é um assunto chato.. Ouvimos toda hora as pessoas falarem: não escove os dentes com a torneira aberta , não lave o quintal com a mangueira ligada o tempo todo, e blá blá blá... Sim, é um assunto que já se tornou repetitivo! Mas gente, o que adiantou a mídia falar tanto sobre isso? As pessoas continuam desperdiçando... Um pensamento terrível mas muito comum é: "ah, todo mundo faz isso... não terá diferença se eu fizer também!" Ou o contrário: "ninguém vai fazer isso... sou só eu, e é só hoje!". Já pararam para pensar no que acontecerá se todo mundo pensar isso? Faça a sua parte! Não importa o que o outro está fazendo.. Atitudes valem mais que palavras! Mostre o que é certo, não diga apenas... Dê o exemplo!! A partir de hoje, adote um novo pensamento: "vou fazer a diferença no mundo... a maior parte das pessoas está desperdiçando água, mas eu vou mostrar o que deve ser feito... não sou a única!". E acredite, você realmente não será o único... Eu e a Sthefanie garantimos a você que nós sempre partiremos desse pensamento! Acreditem nisso... Se esperarmos sempre os outros darem o primeiro passo antes de nós, nunca chegaremos a lugar nenhum!
Não se esqueça de que economizando água, não estamos apenas cuidando da nossa vida, estamos cuidando da vida de todos, até daqueles que ainda não podem fazer nada, por serem muito pequenos ou por nem terem nascido ainda! Transformemos a vida de todos!! Ou o nome do nosso planeta passará a ter sentido... Afinal, planeta terra nunca foi um nome muito adequado, já que a maior parte do nosso planeta é água! Mas se as coisas continuarem como estão, a água vai acabar, e nosso planeta apenas terra terá. Cada gota de água economizada, por menor que seja, fará uma grande diferença! Se 1000 pessoas economizarem, e cada uma economizar meio litro por dia... Economizaremos 500 litros de água por dia!!

Dicas para economizar água:
* feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou lavando a louça
* certifique-se de que a torneira / o chuveiro não fiquem pingando
* faça xixi no banho... uma descarga gasta mais de 60 litros de água!
* diminua o tempo de banho
* não fique lavando a calçada ou o carro com a torneira ligada... encha um balde e vá jogando a água contida nele aos poucos.




E não esqueça: água, cuidando bem, ninguém fica sem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário